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A NEUROCIÊNCIA E A FONOAUDIOLOGIA

 

A neurociência se dedica ao estudo do sistema nervoso e, mais recentemente, vem sendo classificada como uma ciência multidisciplinar, que muito além da Biologia, colabora em diversos campos, como Educação, Química, Linguística, Matemática, Psicologia, etc. Esta ciência, que ainda pode ser muito explorada, inclui diferentes abordagens e, dentro da fonoaudiologia, as pesquisas dessa área são muito importantes.

 

A linguagem e a aprendizagem ganham muito com os estudos da neurociência. Já se sabe que a aquisição da linguagem e o processo de aprendizado estão intimamente ligadas ao desenvolvimento do cérebro, que é extremamente moldável aos estímulos do ambiente. Portanto, as terapias corretas e no momento adequado podem mudar muito a condição de pacientes que chegam até os consultórios de fonoaudiologia.

 

Os estímulos fazem com que os neurônios formem novas sinapses. Assim, a aprendizagem é o processo pelo qual o cérebro reage aos estímulos do ambiente, ativando sinapses ou tornando-as mais "intensas". Como consequência, estas se constituem em circuitos que processam as informações e as armazenam. Resumindo, com tratamento especializado na idade certa é possível “moldar” o processo como o cérebro aprende e lembra, por exemplo.

 

Estudos comprovam que um profissional fonoaudiólogo capacitado pode, portanto, atuar na prevenção e no tratamento de vários distúrbios que afetam a comunicação e que estão relacionados à cognição e ao funcionamento do nosso cérebro.