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Apraxia de fala na infância

 

Você já ouviu falar?????

Antes, precisamos entender o que é PRAXIA = Praxis: Ação

É a ação simultânea de grupos musculares, de executar de forma coordenada, os movimentos para falar. Todas as palavras têm variedades de sons, e para cada som da fala existe um movimento para executar. Por exemplo: para eu fazer o som do X/CH é preciso fazer vários movimentos (levemente um bico, a língua adequa a uma posição específica, meus dentes estão levemente ocluídos e preciso assoprar. Para realizar tudo isso nosso cérebro exerce essa capacidade e permite essa ação (praxis), calculando e coordenando esses movimentos em milésimos de segundos.

 

A Apraxia de fala é o contrário de tudo isso. É a incapacidade de planejar e organizar de forma coordenada os movimentos para eu falar. É um transtorno neurológico, como se nosso cérebro não mandasse essa ordem dos movimentos a serem executados para produzir os sons da fala.

 

Algumas crianças que falam errado e têm muitas dificuldades para falar podem ter apraxia de fala.

 

Quais os sinais e as características de uma criança que tem apraxia????

 

(x) Apresentaram vocalizações e balbucios diminuídos no período de aquisição;
(x) Podem ter dificuldades de alimentação, como dificuldade para sugar e mastigar;
(x) Pode ter presença de sialorreia (baba);
(x) Presença de uma discrepância entre a recepção e expressão da linguagem; 
(x) Demoraram para falar as primeiras palavras ou não falam;
(x) Pobre repertório de vogais e consoantes;
(x) Inconsistência de erros nos sons da fala;
(x) Dificuldade na co-articulação;
(x) Fala acelerada, lenta ou ininteligível, diferente do normal;
(x) Maior probabilidade de dificuldade e ininteligibilidade conforme a complexidade e o aumento da extensão da palavra;

 

O Diagnóstico é feito somente pelo fonoaudiólogo capacitado e com experiência em desenvolvimento de fala e linguagem.

Por isso é de extrema importância observar e acompanhar os marcos do desenvolvimento da linguagem e fala da criança.